sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ciúmes!

Quando o ciúmes invadiu suas emoções e roubou suas sanidades, levando quem vc sempre acreditava ser e deixando uma pessoa com comportamentos impulsivos dos quais muitas vezes se surpreende, por nunca nem ao menos ter pensado que eles ousassem existir, você pode ter feito parte de um número imenso de pessoas das quais se angustiam na tentativa de dar limites ao que sentem, sem ao menos entender, pessoas que sofrem de ciúmes sem limites podem gerar outros transtornos e trazer danos imprescindíveis à suas vidas ou de pessoas pelas quais sentem ciúmes.



O que voce ja fez por ciumes?






Com o objetivo de melhor compreender essa emoção que tanto angustia milhares de pessoas e relacionamentos, os alunos de psicologia da Universidade de Taubaté , criaram esse blog, no intuito de haver compartilhamento entres os membros, de abordar de maneira científica "monstros" e "fadas" do dia a dia.


Se sua história pode ser contada, interpretada e até mesmo dramatizada, ajude-nos a ajudar outras pessoas. Conte-nos, comente, testemunhe!


Escolheremos uma história real para ser dramatizada e abordada.

7 comentários:

  1. Quem nunca sentiu ciúmes, que atire a primeira pedra! Lol

    Mas é importante tomar cuidado pra não transformar esse sentimento em algo doentio e ruim...O que, aí sim, poderia causar danos terríveis para a vida das pessoas envolvidas...

    Gostei do "escolheremos uma história real para ser dramatizada e abordada"...hehehe

    Abraços!

    =))

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o ciúme é o tempero do amor. Até pode ser, desde que nenhuma das partes derrame uma colher bem cheia dele no relacionamento. Medidas a mais resultam em brigas, términos de namoro e, em alguns casos, em violência.
    Acho também que o ciúmes vai diminuindo de acordo com a relação , o respeito e pricipalmente a confiança entre as pessoas.

    Abraçossss...
    Jr

    ResponderExcluir
  3. Acredito que todos nós sentimos ciúmes, já que é uma emoção e toda emoção faz parte do ser humano, mas em intensidade, ela pode gerar sofrimento, angustia, desgastes e até doenças, tanto p quem tem quanto para quem sofre!

    ResponderExcluir
  4. Bom... O ciúmes!

    É complicado analisá-lo.
    Acredito que para definí-lo, depende da situação em que ele surge (ou que se mantém).

    Não se pode definí-lo como ruim ou como bom por si só apenas.
    Deve-se avaliá-lo a partir de um acontecimento, de uma vivência, de traumas, entre outros motivos.

    Se um homem ou mulher não transmite confiança, é meio óbvio esse sentimento surgir com furor e causar transtornos (porém a culpa não será do ciúmes e sim das atitudes impensáveis dos personagens de um relacionamento).
    Nesse caso, o ciúme não é ruim, ele é apenas consequência dos fatos ocorridos.

    Outro caso: se uma das partes de um relacionamento, já passou por um acontecimento traumático no passado, o ciúmes também é consequência e então, fica difícil definí-lo como ruim, já que não é por vontade própria que se manifesta, mas involuntariamente, por decorrência de acontecimentos infelizes na vida de uma pessoa e assim, o indivíduo não consegue controlá-lo.

    Nesse caso,é algo prejudicial, porém o seu corpo entende o ciúmes como um sistema de alerta, de defesa contra as coisas que "podem" (ou não) estar acontecendo. Pois não permite se deixar enganar novamente, não permite se deixar sofrer novamente. Então, é entendido como um ciúmes "bom".

    E existe o ciúme, acredito eu, mais comum entre os indivíduos atualmente.
    Ele está lá pra mostrar pra outra pessoa que você o ama, que não quer dividí-lo com outras pessoas (permitir que outra pessoa tire-o do relacionamento), que se importa com o que acontece com ele(a).

    Esse ciúme serve para a pessoa estar sempre se cuidando, preocupada em agradar o próximo, fazê-lo feliz e sentir-se assim, feliz também.
    Porém, não pode dizer que esse ciúme é bom, porque existem as pessoas que por ele, tentam agradar demais a pessoa amada, esquecendo por muitas vezes de viver a própria vida, de ser "você mesmo", desiste de sua personalidade para não "perder" a pessoa amada.

    Então, fica sempre aquela cobrança: tenho que ser bom, senão vai embora. É o famoso ditado: "O QUE NÃO SE TEM EM CASA, SE ACHA NA RUA!"
    Porém, esse ciúme também serve para "cuidar" do relacionamento e não deixá-lo ruir com o descaso.

    O ciúme tem várias facetas e isso acontece porque depende do fato que o desencadeia e da vivência das pessoas que o possuem.Para tentar definí-lo, teríamos que analisar todos os indivíduos do mundo e verificar suas "versatilidades ciumentas", rs.

    Mas tentar apenas, pois nunca se poderá definí-lo como bom ou ruim, acredito que apenas podemos falar dessa emoção como um sentimento que usado com moderação não faz mal a ninguém, porém se usá-lo demais, pode "salgar" qualquer relacionamente entre duas pessoas: casamento, amizade, irmãos, pais e filhos, entre tantos outros.

    Então, apesar de as pessoas sempre estarem na busca do próprio controle mental, emocional e físico, o ciúme é um sentimento que existe sim em todas as pessoas e o controle em cada uma delas é diferente por causa das diversas vivências. Isso é o que torna difícil analisar o ciúme como sendo bom ou ruim, ok?


    Abraços, Mary...



    POSTADO POR NATY (MODERADORA)

    ResponderExcluir
  5. Algo que te rouba a sanidade, te causa transtornos... nunca é bom.Porém, quem consegue conter os sentimentos?

    Beijinhos Naty!

    ResponderExcluir
  6. O ciúmes, assim como todo e qualquer sentimento, é bom, mas tem que ser dosado. Agora, como dosar isso? Como não colocar tudo a perder por" amar demais"? Acho que essa dosagem, tanto para demontrá-la quanto para recebê-la, varia de cada pessoa, é única, como nossa impresão digital emocional.

    Acredito muito que o ciumes bom é aquele ciumezinho por amor mesmo, por gostar, e o ruim é aquele por não confiar, por excesso de cobranças.

    Por fim, penso como sendo o ponto certo para o ciume sadio aquele que passa pelo amor e não chega às cobranças.

    Beijos,

    Patricia.

    ResponderExcluir
  7. Oii Galera ..
    muito legal o blog.. pra COMPLETAR vou colocar um texto sobre vergonha depois no meu blog, fiquem a vontade em publicar =D


    Beijos

    ResponderExcluir